sábado, 18 de janeiro de 2014

Qual a importância do Wipe?

Se você instalar uma custom ROM, como a CyanogenMod, vai se deparar com um conselho: fazer uma limpeza antes de realizar a instalação. E, embora algumas pessoas digam o contrário, a Wipe é necessária. O motivo, eu explico agora.

“Wipe significa “limpar” em Inglês. Por tanto, com uma limpeza, uma parte da memória interna do seu smartphone é apagada. Dependendo do que você deseja limpar, parte dos aplicativos baixados, configurações pessoais e definições do sistema são eliminados do sistema. Já os aplicativos pré-instalados são restaurados ao seu estado original. Depois da limpeza, seu smartphone vai se comportar como pela primeira vez que foi colocado em operação.

Atenção: antes de realizar uma Wipe - limpeza - do seu dispositivo móvel para liberar espaço no sistema, faça um backup dos dados do aparelho!* (leia os comentários abaixo)

Abaixo, você confere os métodos mais comuns para o modo Recovery, os quais você pode escolher dependendo da recuperação que utilizar:

Wipe Data/Factory Reset: Apaga todos os seus dados pessoais e o sistema volta ao estado original.
Wipe Cache Partition: Através desta opção apagamos a memória de cache. Os arquivos de cache são utilizados frequentemente para acesso rápido. Nenhum dado pessoal será excluído.
Wipe Dalvik Cache: No Dalvik Cache está localizada uma árvore de diretórios de todos os programas armazenados. Além disso, você pode armazenar endereços e outros gráficos. Este método é ótimo para aplicativos que ocupam muita memória RAM, já que parte deles vão para a memória interna. Através deste método também se perdem todos os arquivos pessoais. Fazendo o Wipe Dalvik Cache você não perderá nada que está salvo (contatos, game save...), mas estabilizará o aplicativo para a nova versão, em relação à compatibilidade com a anterior.

Por que fazer o Wipe? Qual deles é a melhor escolha?

Se não realizarmos uma limpeza prévio do dispositivo, após a instalação de uma ROM, ainda estará poluído por todo o sistema que tínhamos anteriormente. Isto pode causar vários acidentes, problemas e, em última análise, o sistema pode apresentar instabilidade. Portanto, é altamente recomendável um Wipe. O que significa que, antes de realizarmos uma Wipe temos que fazer um backup. Um backup é muito importante!

Ao alterar uma ROM, da original de fábrica (stock) para uma da CyanogenMod, devemos escolher a opção de fazer um "Wipe Data". Isto irá definir todo o nosso sistema completamente e podemos instalar a ROM personalizada de forma limpa e sem resíduos.
Para atualizações menores da ROM, por exemplo, de CyanogenMod 9.0 para 9.1, ou para instalar uma nova Nightly, é suficiente optar pela função "Wipe Cache Partition" e "Wipe Dalvik Cache".
Para uma atualização maior da ROM, da CyanogenMod 9 para CyanogenMod 10, se faz necessário optar pelo seguro e fazer um "Wipe Data". Em teoria, é suficiente apenas esvaziar a memória de cache e a Dalvik Cache, mas por experiência, o melhor é fazer a "Wipe Data", que pode ser mais trabalhosa, mas garantida.

Um Wipe nos livra de muitos problemas ao instalar ROMs personalizadas (Custom ROMs). Se após a instalação você verificar alguns erros, acidentes ou problemas de arranque, limpar completamente o dispositivo de forma rápida e fácil sempre ajuda. Assim, o smartphone ou tablet vai funcionar como novo. Se depois de uma Wipe ainda existirem problemas com terminal, basta escolher "Fix Permissions" no menu de recuperação. Assim, os direitos de leitura e gravação de aplicativos e dados do sistema estarão configurados corretamente. Muitas vezes os erros vem daí.

Fonte: http://www.androidpit.com.br/root-wipe-recovery

2 comentários:

  1. Salve, salve! Tô a fim de instalar o 4.4 LiquidSmooth no meu aparelho, mas quando entro no recovery dele não consigo fazer wipe data/wipe factory reset... E aí, por onde começo? Vou até o menu advanced e faço wip dalvik cache? Faço wipe cache partition também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eae. a liquidsmooth é uma rom incrivel cara. eu uso o Dual Boot da Rom Stock 4.1.2 ( Original ) e a Liquidsmooth 3.0 versão 4.4.3 e nao abandono de jeito nenhum. ela é a melhor rom que testei entre todas que tem disponivel. não é necessario o wipe de data antes de instalar a rom . faça depois disso curta essa belezinha que turbina nosso s2 lite . flw abraços

      Excluir